Auxiliar de Geriatria com especialização em Animação Sociocultural: Elisa Ferreira
- Ao ser apaixonada pela sua profissão, Elisa decidiu que queria alargar horizontes e adquirir novos conhecimentos para se tornar numa melhor profissional.
- Conheça o Curso de Auxiliar de Geriatria com especialização em Animação Sociocultural que a Master D tem para oferecer.
Devido a ser apaixonada pela sua profissão, Elisa decidiu que mesmo estando a trabalhar queria alargar horizontes e adquirir novos conhecimentos para se tornar numa melhor profissional. Foi aí que decidiu optar pela MasterD para realizar o seu curso de Auxiliar de Geriatria com especialização em Animação Sociocultural.
Leia o seu testemunho na 1ª pessoa!
Antes de iniciar a formação, eu sentia que, visto trabalhar nesta área, e que por sinal gosto bastante, teria que investir mais em mim, adquirir mais conhecimentos, técnicas e métodos, para assim desempenhar as minhas funções com mais competencia, empatia e compreensão para com os utentes.
Para além disso, ficaria com mais qualificações para um dia, quem sabe, ter outras oportunidades, quer na instituição onde trabalho, ou mesmo numa outra. Com o decorrer da formação, visto que me fascina a área da Geriatria, eu ía passo a passo, ganhando novos conhecimentos e por vezes fazendo comparações com certos problemas e patologias dos utentes do local onde trabalho, e até mesmo colocar em prática certas técnicas ou mesmo aperfeiçoá-las.
Nas primeiras semanas eu era incansável, por vezes ía para o computador por volta das 21.30h e até ás 24h, claro que o cansaço começou a manifestar-se, pois no dia seguinte, por volta das 6.40h, tinha que estar a pé, para mais um dia de trabalho, e ter força e boa disposição para os meus idosos, pois sou eu que os recebo de manhã e lhes dou o pequeno-almoço. Portanto, houve altos e baixos, uns dias com muita disposição e motivação, outros nem tanto, pelo cansaço, pela própria matéria, que poderia não despertar tanto interesse, ou mesmo outro tipo de problemas ( pessoais ou familiares ), que também interferiam com a vontade de fazer algo nesse dia. Claro que não há nada melhor que um dia após o outro, pois já tudo é visto de outra forma, já tudo faz sentido, e lá está o objetivo que permanece e que fza com que se continue.
Em toda a minha vida fiz sempre questão de terminar tudo aquilo que começo, com melhores ou menos bons resultados, o importante é terminar com orgulho do nosso trabalho e sensação de dever cumprido. Por vezes temos a tendencia para achar que as outras pessoas conseguem fazer tudo com mais facilidade, que tém mais ajuda ou tempo do que nós, mas nem sempre é assim, não podemos é baixar os braços, temos sempre que acreditar em nós mesmos. Em Julho passado, devido a um problema de saúde, tive que ser submetida a uma cirurgia, acabei por estar de baixa cerca de um més para recuperar, de inicio nem me atrevia a ir para o computador tal era o meu estado fragilizado, tanto fisico como psicológico, até que achei que devia continuar com a formação, para me ocupar e não pensar tanto no meu estado. Aconteceu que para além de me ocupar a cabeça, o estudo acabou por ter um efeito de terapia, e assim não atrasei o meu estudo e consegui lidar melhor com a minha situação.
Agora que terminei, sinto que valeu a pena, que consegui o objetivo a que me propuz, os meus conhecimentos aumentaram, a minha competencia agora é completamente diferente do que era, e consigo ver e entender certas situações com mais clareza, mais empatia, admiração e respeito pelos mais velhos. O que sinto também, é que, surgindo oportunidade de pôr em prática o que aprendi quer a nivel geriátrico ou de animaçao sociocultural, eu irei arregaçar as mangas. Sinto tamvém que necessito de estar sempre envolvida em algo que me traga mais saber, mais confiança e certeza que sou uma boa profissional , mas posso ser ainda melhor. Para terminar, e como gosto muito de escrever poesia, gostaria de partilhar convosco este poema que por ironia eu fiz na última formação em que participei, a pedido de uma formadora para tentar em parte motivar alguns colegas que estavam a perder o objetivo de continuar, espero que vos diga algo.
Vai á Luta
Sempre que a vida Te abraça e sorri
Agarra o momento Que é só para ti.
Não deixes fugir Oportunidades Que ditam verdades Do que vai surgir.
Se vés na derrota Forma de consolo Imploras piedade?
Sentimento tolo. Cada novo dia Novo desafio Pra ser conquistado Com audácia e brio.
Quando te sentires Num poço bem fundo Pensa que é o momento De gritares ao mundo.
E grita bem alto Que vais continuar
Desistir, jamais Há então que lutar.
Se achas que a vida Te desiludiu Recorda as vezes Que ela te sorriu.
Levanta a cabeça Tu és importante
Não esqueças teus sonhos Nem por um instante